Fique por dentro do mundoAntares Acoplamentos

Visualize nossas notícias e artigos.

Voltar
01/03/2019

Setor sucroenergético: entressafra é a época ideal para manutenção e vistorias

Atualmente, o setor sucroenergético passa pelo período de entressafra. É a época ideal para programar vistorias e cuidados preventivos. A estratégia aplicada nessa época pode reduzir fortemente custos com manutenção corretiva e garantir uma maior eficiência operacional.

Para se ter uma ideia da importância das medidas preventivas, basta um cálculo rápido como exemplo: uma usina que processa 1,5 milhões de toneladas/ano pode perder aproximadamente 170 toneladas por hora quando uma máquina está parada em plena safra. Se essa pausa ocorrer em função de um equipamento que teve quebra, normalmente ela poderia ter sido evitada se existissem cuidados mais intensos na manutenção.

A manutenção preventiva é importante em todos os equipamentos, mas especialmente naqueles que não possuem reservas ou são vitais para a produção. Moendas, desfibradores, guinchos hylo, mesas/transportadores de alimentação de cana ou da caldeira, e bombas de caldeira são alguns exemplos.

A prevenção é sempre uma excelente prática em todos os segmentos. No setor sucroenergético, não é diferente. Fazer uma inspeção e identificar possíveis falhas antes delas aconteceram pode fazer a diferença no resultado do mês e até mesmo determinar o balanço anual da usina.

Quais cuidados preventivos devem ser tomados para evitar quebras?

Em primeiro lugar, é importante utilizar apenas produtos de qualidade assegurada, que podem dar segurança e confiabilidade durante toda a safra. Existem muitos produtos no mercado chamados de "similares", com preços de compra mais em conta. No final, porém, eles acabam se tornando um transtorno para a manutenção, trazendo perdas e prejuízos para a produção.  

Outro ponto essencial é conhecer o tempo de vida útil dos produtosutilizados. A troca preventiva deve ser realizada antes desse “vencimento”. Essa operação pode ser feita apenas usando o tempo de vida útil informado pelo fabricante ou então por meio de inspeções e análises da situação do produto afim de identificar se ele ainda pode ser usado por mais uma safra com segurança.

Acoplamentos são determinantes na produtividade

Os acoplamentos são componentes determinantes para a manutenção preditiva eficiente de uma usina. As falhas nesse segmento podem gerar uma série de custos e comprometer a produção. Na entressafra, é importante inspecionar os acoplamentos visando a substituição dos centros/elementos elásticos antes do final da vida útil ou em períodos pré-definidos em conjunto com o fabricante.

Outra orientação é prover a inspeção do desgaste em acoplamentos lubrificados e proceder com a lubrificação correta ou então trocar por um modelo não lubrificado. Identifique ainda os acoplamentos que foram mal dimensionados ou que não atendem à necessidade dos equipamentos que tenham apresentado paradas frequentes na safra anterior. Substitua esses produtos por outro modelo/fabricante mais confiável, adequando a aplicação.

Antares dispõe de um setor de Engenharia de Aplicação com capacidade de identificar e resolver problemas de acoplamentos nos equipamentos em geral das usinas. Contate a equipe da empresa e saiba formas de melhorar a eficiência operacional da sua marca.