Fique por dentro do mundoAntares Acoplamentos

Visualize nossas notícias e artigos.

Voltar
10/09/2018

Manutenção preditiva é fundamental para empresas que querem ganhar competitividade

Utilizada especialmente por empresas que buscam ganhar competitividade e eficiência, a manutenção preditiva é a prática de realizar um acompanhamento periódico de equipamentos e através de dados coletados por meio de monitoramento ou inspeções.

 

Com esse acompanhamento é possível “predizer ou prever” quando um determinado componente está próximo da falha, permitindo que seja substituído ou ajustado em uma ou parada intervenção programada.  A manutenção preditiva também permite compreender o rendimento e a eficiência de máquinas e processos.

 

Entre as técnicas mais utilizadas para a manutenção preditiva, destacam-se a análise de vibração, a inspeção visual e a termografia. Como resultado do emprego de técnicas preditivas, observa-se uma redução das paradas não programadas e uma alta na disponibilidade do equipamento. Esses fatores, portanto, geram aumento da produtividade e diminuição dos custos de manutenção.

 

 

Vantagens da manutenção preditiva beneficiam toda a cadeia produtiva  

 

Os benefícios de uma manutenção preditiva bem aplicada podem ser encontrados em todos os processos de produção.

 

Além de evitar paradas desnecessárias e imprevistas, a vida útil dos equipamentos é melhor aproveitada, já que o monitoramento dos equipamentos permite uma análise mais profunda do seu estado.


 

Linhas da Antares asseguram maior confiabilidade e durabilidade do conjunto mecânico

 

Os acoplamentos são determinantes para a manutenção preditiva eficiente de uma indústria, já as que falhas nesse segmento podem comprometer tempo de produtividade e gerar uma série de custos. Práticas simples como inspeção visual, análise de vibração, análise da temperatura (aquecimento excessivo dos componentes), análise de ruídos (anomalia ou ruído excessivo do conjunto ou componentes) e verificação do alinhamento de eixos são importantes indicativos do funcionamento do conjunto de equipamentos.

 

Os acoplamentos Antares são desenvolvidos para facilitar a prática da manutenção preditiva, associando tecnologia de ponta com facilidade de montagem, inspeção e manutenção.

 

Além disso, o alto padrão de qualidade Antares potencializa os benefícios da manutenção preventiva. Quem controla, prefere ANTARES! A Antares garante excelência tanto no padrão de fabricação e acabamento, como na matéria-prima utilizada. Dessa forma, a marca consegue assegurar maior confiabilidade e durabilidade do conjunto mecânico.

 

As linhas AT, BP, SW e H/HR da Antares permitem inspeção visual dos componentes e dispensam movimentação das bases para realizar manutenção e troca do elastômero. Os produtos também não precisam de lubrificação e amortecem choques e vibrações.

 

Acesse o catálogo Antares e conheça todas as linhas da marca!

 

por Luísa Santos | Vendedora Técnica