Fique por dentro do mundoAntares Acoplamentos

Visualize nossas notícias e artigos.

Voltar
19/12/2018

Acoplamentos Antares melhoraram produtividade da maior refinaria de alumina do mundo

Na maior refinaria do mundo, as paradas para inspeção e lubrificação dos acoplamentos eram rotineiras.  A substituição dos acoplamentos era frequente e a equipe tinha que correr contra o tempo, pois caso contrário a produção ficaria altamente comprometida.

 

Uma usina desse porte não poderia despender energia e perder produtividade com quebras frequentes dos acoplamentos, como acontecia até então. A maioria deles estava instalada na posição vertical de tanques agitadores, quando as paradas são demoradas, o produto pode sofrer decantação.  

 

Projeto e fácil substituição dos elastômeros

 

Em meados de 2013, a Antares começou a desenvolver uma solução para o cliente.

 

Ao contrário de muitas empresas que buscam acoplamentos especiais, o cliente não tinha necessidade específica de torque, mas os acoplamentos precisavam ter um encaixe perfeito no diâmetro do eixo e no espaço físico local, e serem livres de lubrificação, com fácil substituição dos elastômeros, para não comprometer a produtividade da empresa com quebras e inspeções.

 

Novo modelo oferece maior disponibilidade de mão de obra e equipamento

 

A Antares, com apoio do distribuidor autorizado no Pará, SPI, intensificou o atendimento à refinaria, chegando a um projeto que eliminou as paradas para lubrificação, facilitou a inspeção visual e ofereceu ainda maior disponibilidade de mão de obra e equipamento.

 

Ao todo, o cliente adquiriu sete acoplamentos para serem instalados. Os tanques que já estão operando com os novos modelos vêm alcançando excelente performance de produtividade. A capacidade de produção anual da refinaria é de cerca de 6,2 milhões de toneladas de alumina.  A maior refinaria do mundo de alumina (matéria-prima do alumínio) é uma gigante em solo brasileiro, localizada no Pará, que emprega, direta e indiretamente, cerca de 4,4 mil pessoas.