Fique por dentro do mundoAntares Acoplamentos

Visualize nossas notícias e artigos.

Voltar
03/07/2018

Acoplamento bipartido facilita instalação e manutenção em casos de pontas de eixo muito próximas

Quando não há muito espaço entre as pontas de eixo (DBSE), instalar ou realizar a manutenção de um acoplamento requer a mudança na base do acionamento ou pelo menos a movimentação de motor ou máquina para a montagem e troca do centro elástico. Pensando nisso, a Antares desenvolveu a linha de Acoplamentos Flexíveis Bipartidos - BP.

 

Com o Acoplamento Bipartido, a troca do centro elástico pode ser feita sem movimentar as partes do equipamento. Na prática, isso significa a possibilidade de instalar os Acoplamentos Flexíveis do tipo AT também naqueles pontos com limitação de espaço, obtendo as mesmas vantagens na acomodação de desalinhamentos, redução de vibração, dispensa de lubrificação e manutenção simples.

 

O modelo de acoplamento flexível Bipartido é uma inovação e projeto da marca gaúcha Antares. A Linha AT Bipartido da Antares, bem como a já conhecida Linha AT, proporciona ainda outros benefícios como redução de emissão de ruídos e absorção de choques e pancadas. Em relação ao acoplamento AT convencional, a principal diferença visual desse modelo é o centro cortado ao meio, ou seja, bipartido, o que facilita a substituição e a manutenção dos componentes.

 

Aplicação

 

As aplicações para o acoplamento bipartido são basicamente as mesmas em que são utilizadas o acoplamento AT convencional, como por exemplo digestores, transportadores e bombas centrífugas. Esse modelo, porém, é indicado especialmente quando as pontas de eixo apresentam distância menor do que 10 mm.

 

Esse acoplamento também pode ser utilizado em substituição aos chamados acoplamentos de grade, assim as bases não precisarão ser afastadas em caso de troca do centro flexível. Para realizar essa mudança de modelo, não é necessário refazer o alinhamento, ou seja, a distância entre as pontas de eixo poderá ser mantida conforme o projeto original.

 

Maior vida útil e capacidade de torque

 

O grande diferencial da Linha AT Bipartido da Antares é o seu exclusivo sistema de instalação. Através dele, o aperto dos parafusos garante a total fixação do centro elástico. Esse projeto exclusivo proporciona maior vida útil e capacidade de torque.

 

Outro fator relevante da linha é a segurança. Como os parafusos são fixados em sentido axial, eles não ficam sujeitos a desprendimentos por ação da força centrífuga.

 

 

por Leopoldo H. da Costa | Engenheiro de Desenvolvimento de Produto

 

 

https://conteudo.antaresacoplamentos.com.br/antares-guia-definitivo-dos-acoplamentos