Fique por dentro do mundoAntares

Visualize nossas notícias e artigos.

Voltar
05/02/2018

A importância dos gabaritos em aplicações com acoplamentos

O segmento industrial que utiliza motores para aplicações em bombas, transportadores, misturadores, compressores, agitadores, ventiladores, entre outras categorias de equipamentos, valoriza muito a aplicação de gabaritos para garantir uma linha de produção livre de falhas e problemas técnicos. Os gabaritos são dispositivos mecânicos muito utilizados na indústria em geral para fazer o alinhamento entre as pontas de eixo das máquinas.

 

A aplicação de um gabarito aliada à qualidade de um acoplamento garante maior tolerância aos desalinhamentos, evita choques mecânicos, reduz o esforço e aumenta a vida útil dos componentes de um sistema.

 

A Antares Acoplamentos desenvolve diferentes tipos de acoplamentos para aplicações específicas. Os gabaritos, nesse caso, são utilizados em aplicações onde se deseja instalar um acoplamento da Linha AT, linha que tradicionalmente apresenta benefícios de absorção a desalinhamentos, manutenção simples, redução de ruídos, entre outras vantagens.

 

Entenda a aplicação do gabarito na Linha AT

 

Os gabaritos possuem largura idêntica ao centro elástico dos acoplamentos da Linha AT. Desta forma, o cliente monta o cubo lado motor no eixo, monta o cubo lado aplicação no eixo e, após, aproxima as bases. O gabarito é montado entre os cubos. Os cubos irão facear o gabarito. Desta forma, esta montagem confere o alinhamento axial, ou seja, a distância entre as faces dos cubos será a mesma do centro elástico e a indicada pela Antares para a montagem.

O gabarito possui abas em seu diâmetro externo. Ao aproximar os cubos, estas abas entram em contato com o diâmetro externo dos cubos, conferindo o alinhamento radial. Para auxiliar na montagem, o gabarito possui furos passantes, permitindo ao cliente utilizar os parafusos para montar no cubo e conferir a centragem juntamente com o gabarito. Cada tamanho de acoplamento da Linha AT possui seu respectivo gabarito. Ao adquirir um acoplamento da Linha AT, o cliente pode adquirir, ao mesmo tempo, o gabarito.

 

Vantagens do dispositivo

 

Se comparado a diferentes métodos de alinhamento, o gabarito torna-se um dispositivo barato e com custo benefício bastante atrativo. O gabarito está relacionado ao alinhamento de eixos da aplicação. Um acoplamento alinhado corretamente terá uma vida útil maior, menos chances de quebra e, consequentemente, o tempo de máquina parada será reduzido, o que gera aumento da produtividade para o cliente.

 

 

Por Leopoldo H. Costa / Engenheiro de Desenvolvimento de Produto