Manutenção Preditiva é fundamental para ganhar competitividade

Manutenção Preditiva é fundamental para empresas que querem ganhar competitividade

Utilizada especialmente por empresas que buscam ganhar competitividade e eficiência, a manutenção preditiva é o acompanhamento periódico de equipamentos e através de dados coletados por meio de monitoramento ou inspeções.

Primordialmente, com esse acompanhamento é possível “predizer ou prever” quando um determinado componente está próximo da falha. Isso permite que seja substituído ou ajustado em uma ou parada intervenção programada. A manutenção preditiva também permite compreender o rendimento e a eficiência de máquinas e processos.

Exemplo de análises preditivas

Entre as técnicas mais comuns, destacam-se a análise de vibração, a inspeção visual e a termografia. Essas ações resultam em uma redução das paradas não programadas e uma alta na disponibilidade do equipamento. Esses fatores, portanto, geram aumento da produtividade e diminuição dos custos de manutenção.

Manutenção preditiva beneficia toda a cadeia produtiva

Os benefícios de uma manutenção preditiva bem aplicada estão em todos os processos de produção. Além de evitar paradas desnecessárias e imprevistas, a vida útil dos equipamentos amplia, já que o monitoramento dos equipamentos permite uma análise mais profunda do seu estado.

Linhas da Antares asseguram maior confiabilidade e durabilidade do conjunto mecânico

Os acoplamentos são determinantes para uma manutenção preditiva eficiente, já as que falhas nesse segmento podem comprometer tempo de produtividade e gerar uma série de custos. Práticas simples como inspeção visual, análise de vibração, análise da temperatura (aquecimento excessivo dos componentes), análise de ruídos (anomalia ou ruído excessivo do conjunto ou componentes) e verificação do alinhamento de eixos são importantes indicativos do funcionamento do conjunto de equipamentos.
Os acoplamentos Antares são desenvolvidos para facilitar a prática da manutenção preditiva, associando tecnologia de ponta com facilidade de montagem, inspeção e manutenção.

Além disso, o alto padrão de qualidade Antares potencializa os benefícios da manutenção preventiva. Quem controla, prefere ANTARES! A Antares garante excelência tanto no padrão de fabricação e acabamento, como na matéria-prima utilizada. Dessa forma, a marca consegue assegurar maior confiabilidade e durabilidade do conjunto mecânico.

As linhas AT, BP, SW e H/HR da Antares permitem inspeção visual dos componentes e dispensam movimentação das bases para realizar manutenção e troca do elastômero. Os produtos também não precisam de lubrificação e amortecem choques e vibrações.

Acesse nosso catálogo Antares e conheça todas as nossas linhas.

Catálogo Antares

Sobre o autor:
Antares Acoplamentos
A Antares é um dos mais importantes fabricantes de acoplamentos no Brasil. Empresa pioneira na fabricação de Acoplamentos Flexíveis no país, a Antares diversificou sua linha e hoje oferece a mesma qualidade em modelos de Engrenagens, Elásticos e de Lâminas.