Acoplamentos Antares em indústria de ração melhoraram limpeza
Acoplamentos Antares em indústria de ração melhoraram limpeza

Acoplamentos Antares em indústria de ração melhoraram limpeza

Empresa buscava solução para maior absorção de torque

Uma reclamação constante de boa parte das indústrias gira em torno da higienização fabril. Por isso, a fim de garantir o bom funcionamento de alguns equipamentos, muitas empresas utilizam uma variedade de produtos na manutenção.

O objetivo é garantir a eficiência operacional das máquinas, mas a consequência é uma fábrica constantemente suja.

Esse problema ocorria eventualmente em uma indústria de ração situada em Medianeira, no Paraná, em função das manutenções realizadas – especialmente com graxa – nos motores de dois moinhos de martelo. Os níveis de ruído, as altas vibrações e a baixa absorção de torque desses equipamentos eram outras queixas constantes, por exemplo.

Leia também: Acoplamentos industriais: o que são e quais as suas funções?

Visando resolver essa situação, a indústria de ração buscou uma solução no mercado. O acoplamento de um dos dois acionamentos foi substituído pelo modelo AT-140 bipartido (BP) da Antares.

A Isoar Automação Industrial, de Curitiba conduziu o processo de melhoria. Além de ser um empreendimento focado em consultorias de projetos e em assistências técnicas, a Isoar é também distribuidora da Antares no Paraná.

Logo depois de quatro meses com resultados positivos em testes com o acoplamento Antares, o segundo acionamento da indústria de ração também recebeu o modelo.

Os acoplamentos estão sendo utilizados há cerca de dois anos e nunca apresentaram problemas. Dessa maneira, uma melhora na limpeza da unidade foi percebida logo nos primeiros dias de utilização. Além disso, a indústria notou uma evolução significativa nas absorções de torque, nas vibrações e nos níveis de ruído.

Leia também: Acoplamento elástico: o que é e para que serve?

Modelo bipartido da Antares permite substituição do centro elástico com facilidade

Tradicional linha de acoplamentos flexíveis da Antares, a linha AT apresenta benefícios de absorção de desalinhamentos, manutenção simples, economia, redução de ruídos, e amortecimento de vibrações e choques. Os produtos AT também dispensam lubrificação.

Dentro dessa linha, existe também o acoplamento AT Bipartido. Esse modelo foi aplicado na indústria de ração e abrange todos os benefícios encontrados nos produtos AT.

Leia também: Como a durabilidade do acoplamento interfere na produtividade das empresas?  

Ele conta ainda com outro diferencial: o acoplamento AT BP permite a substituição do centro elástico com facilidade, sem a necessidade de afastar os equipamentos (inclusive quando as pontas dos eixos estão muito próximas).

Essa característica confere mais praticidade e segurança para a operação. A vida útil do modelo também aumenta, bem como a capacidade de torque. 

Além da limpeza, outra preocupação é evitar a vibração mecânica nos acoplamentos. Saiba como reduzir os ruídos com o nosso artigo exclusivo

Sobre o autor:
Antares Acoplamentos
A Antares é um dos mais importantes fabricantes de acoplamentos no Brasil. Empresa pioneira na fabricação de Acoplamentos Flexíveis no país, a Antares diversificou sua linha e hoje oferece a mesma qualidade em modelos de Engrenagens, Elásticos e de Lâminas.