Acoplamento Antares bipartido: instalação e manutenção fáceis

Acoplamento Antares Bipartido: solução para pontas de eixo muito próximas

Justamente para as aplicações em que não há muito espaço entre as pontas de eixo (DBSE), a Antares desenvolveu a linha de acoplamentos flexíveis Bipartidos, que possibilita a troca do centro elástico sem movimentar as partes do equipamento. Ou seja, é extremamente fácil a instalação e manutenção do Acoplamento Bipartido, o que torna desnecessária a mudança na base do acionamento ou até mesmo a movimentação de motor ou máquina para a montagem e troca do centro elástico.

Aliás, o modelo de acoplamento flexível Bipartido é uma inovação e projeto da marca Antares. A Linha AT Bipartido da Antares, bem como a já conhecida Linha AT, proporciona ainda outros benefícios. Entre eles,  acomodação de desalinhamentos, redução de vibração, dispensa de lubrificação e manutenção simples, absorção de choques e pancadas e, consequente, redução de emissão de ruídos. Já em relação ao acoplamento AT convencional, a principal diferença visual desse modelo é o centro cortado ao meio, obviamente, bipartido.

APLICAÇÃO DO ACOPLAMENTO ANTARES BIPARTIDO

Basicamente, as aplicações do acoplamento bipartido são basicamente as mesmas do acoplamento AT convencional. Por exemplo: digestores, transportadores e bombas centrífugas. Porém, é especialmente indicado quando as pontas de eixo apresentam distância menor do que 10 mm.

Os Bipartidos são muito interessantes  em substituição aos chamados acoplamentos de grade. Assim, as bases não precisarão de afastamento em caso de troca do centro flexível. Para essa mudança de modelo, não é necessário refazer o alinhamento. A distância entre as pontas de eixo poderá ser mantida conforme o projeto original.

MAIOR VIDA ÚTIL E CAPACIDADE DE TORQUE

Resumidamente, o grande diferencial da Linha de Acoplamento Bipartido da Antares é o seu exclusivo sistema de instalação. Através dele, o aperto dos parafusos garante a total fixação do centro elástico. Esse projeto exclusivo proporciona maior vida útil e capacidade de torque.

Outro fator relevante da linha é a segurança. Como os parafusos são fixos em sentido axial, eles não ficam sujeitos a desprendimentos por ação da força centrífuga.

Sobre o autor:
Antares Acoplamentos
A Antares é um dos mais importantes fabricantes de acoplamentos no Brasil. Empresa pioneira na fabricação de Acoplamentos Flexíveis no país, a Antares diversificou sua linha e hoje oferece a mesma qualidade em modelos de Engrenagens, Elásticos e de Lâminas.